Dicas de Pedal em longas distâncias.

Uniforme 2019
18 de maio de 2016
COMUNICADO IMPORTANTE
15 de julho de 2019

Pedalar longas distâncias é o desafio mais instigante para a maioria dos ciclistas de estrada. Quem é que nunca se sentiu especial ao ultrapassar a barreira dos 100 km, por exemplo? A empreitada para ir além dos três dígitos na quilometragem, porém, não começa na primeira pedalada, mas sim no planejamento do “longão”. Ciclista profissional da equipe Funvic de São José dos Campos, Cris Silva dá dicas de como se preparar para o longão no ciclismo.

Monte sua caravana e seu cardápio

Na estrada, procure pedalar sempre no acostamento e de preferência em grupo. É mais fácil o motorista visualizar vários ciclistas do que apenas um, além da possibilidade de ajuda mútua em situações adversas. Também é interessante consultar alguém mais experiente que o ajude a estimar o tempo necessário para concluir a distância pretendida. Assim, você terá uma noção melhor de como se programar e também organizar sua alimentação — lembre-se de que deve ingerir bebidas com carboidrato, géis ou frutas a cada 45 minutos de pedal, ao menos.

No clima do pedal

Procure sempre observar a previsão do tempo, para não ser pego de surpresa. Em caso de sol, roupas frescas, óculos com lentes escuras e protetor solar — há opções em sachê, para levar nos bolsos — são itens indispensáveis, assim como muita água e isotônico para hidratação. Se a previsão é de chuva, leve um casaco corta-vento, que é impermeável e fácil de transportar — é possível dobrá-lo e colocá-lo no bolso —, assim como manguitos e pernitos, para se proteger em caso de frio.

Fonte: https://www.ativo.com/bike/papo-de-pedal/como-se-preparar-longao-no-ciclismo/